Skip to main content

R. Monteiro de Melo, 448 - Lapa - São Paulo

(11) 3499-0981 | (11) 99495-9227 / (11) 99495-3930

fase de latência


 

Fase que se inicia desde o fim da fase edipiana apartir dos 6/7 anos até o começo da puberdade e da adolescência 11/12 anos.

Os tormentosos momentos de exitação, desejos ocultos e culpa se suavizam até desaparecer temporariamente até reaparecer na adolescência.

A família parece andar muito bem e mais tranquila, a criança desta idade deixa de se mostrar implicante e agressiva com os irmãos menores. Ao contrário costuma assumir o papel de professores e contam o tempo para ser adultos, torna-se conservador e não gosta deque suas idéias sejam desafiada e adora as boas causas como cuidar da natureza.

Troca o alvo de atenção dos sentimentos amorosos e tormentos do período anterior por aspectos mais intelectuais e gratificante.Gosta de ler e de colecionar objetos.

Começa a ter ídolos como super heróis, artistas ou esportistas, que sirvam de exemplo diferente dos pais, que embora muito amados, podem falhar ou não fazer o certo.

Apreciam regras e instruções claras em atividades propostas e gosta da segurança de pertencer a um grupo que tenha um adulto no comando É uma época que ainda precisa de limites previsíveis, pois não está suficientemente forte e seguro para enfrentar conflitos morais.

 

A criança de 8 anos está numa fase intermediária da infância. Há uma calmaria entre as fases que já passou e uma etapa passional e conturbada dos 3 aos 6 anos se preparando para a puberdade e adolescência, que irá voltar seus sentimentos contraditórios aos pais e a busca da identidade adulta, para isso essa fase de latência deve ser vivida em paz e estabilidade.