O trauma é uma situação acidental inesperada que deixa muitos pais desesperados com a extensão do problema, principalmente por se tratar de crianças com menos de três anos de idade. Em crianças maiores que já tem dentes permanentes o prejuízo é ainda maior e precisa ser resolvido com mita Urgência.
Tenha calma e entre em contato o mais breve possível para estudar o caso na sua individualidade e verificar o ocorrido radiografando a região afetada e acompanhando a progressão das etapas seguintes para que não haja comprometimento dos dentes permanentes.
Pode acontecer intrusão do dente parcial ou total, quebra com exposição da polpa, Avulsão ou deslocamento lateral (mobilidade).
O tratamento consiste de tratamento restaurador no caso de fraturas e contenções em casos de avulsão ou rompimento grave das fibras que sustentam o dente. Quando a fratura expõe a polpa é indicado o capeamento pulpar como tentativa conservadora ou a Endodontia.
Depende muito da gravidade de cada caso, que será avaliado em consulta emergencial, onde será realizado todo o acompanhamento do caso para que tudo fique bem.