Temperamento
Todas as crianças vem ao mundo com um temperamento congênito que influencia a sua vitalidade, a sua capacidade de se frustrar, de se angustiar ou de se adaptar a mudanças. A disposição com que vêm ao mundo influencia a maneira pela qual as crianças reagem a praticamente tudo o que encontram de adversidades.
Os pais devem compreender o temperamento de seus filhos, que diferem conforme a individualidade de cada um, mesmo sendo criados exatamente da mesma maneira. Aceite eles do jeito que são e ajuste o modo de agir a esses temperamentos, em especial aos mais novos.
Não tente remodelar o temperamento do seu filho, enfrentando situações estressantes. Seus filhos são o que são porque nasceram assim, e os pais devem aprender a se adaptar a sua natureza.
Se o temperamento for difícil precisará de alguns ajustes: Selecionando e criando situações compatíveis a sua personalidade. E durante as situações incomuns, precisará dedicar mais tempo frente a qualquer tipo de mudança. Se uma criança se sente amedrontada, inibida ou se aflinge mais facilmente que as outras, ela precisaráde mais tempo para controlar os seus sentimentos, precisará de paciência e compreensão enquanto se adapta.
A solução para lidar com crianças de temperamento difícil, é criar situações que tirem proveito dos pontos fortes de seus filhos e evitar aquelas que acentuem os pontos vulneráveis, seja flexível ao ponto de tratar como um ser único.