Periodontia

É a especialidade da odontologia que cuida das doenças da gengiva. Elas se manifestam através de ardência, coceira, mau hálito, mobilidade dental e sangramento. Estas alterações poderão levar à perda de seus dentes, bem como complicações em sua saúde geral.

Problemas do periodonto são classificados em dois tipos:

Gengivite

A gengivite pode ser entendida como uma resposta inflamatória do organismo frente à ação das bactérias da placa bacteriana. Atinge somente a gengiva, sendo reversível quando tratada. Deixa a gengiva avermelhada e nos piores casos sangrando durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada, gerando sensibilidade. A doença gengival pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito frequente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

A causa direta da doença é a placa - uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.

Se a placa não for removida por meio da escovação e do uso de fio dental diários, ela produz toxinas (ácidos) que irritam a mucosa da gengiva, causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença gengival, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.

Periodontite

A periodontite é a evolução da gengivite. Apresenta um quadro de inflamação dos tecidos que sustentam o dente no alvéolo (osso), seguida de destruição destes tecidos, podendo levar à perda do dente. Sinais e os sintomas da doença periodontal:

• Sangramento gengival - geralmente ocorre na maioria dos pacientes, porém pode ser considerado como indicador da gengivite (inflamação inicial);
  • Edema gengival (inchaço);
  • Alteração da cor da gengiva (vermelhidão);
  • Mobilidade dos dentes;
  • Afastamento e movimentação dos dentes;
  • Halitose - pode ser de origem bucal ou não;
  • Sensibilidade radicular;
  • Perda óssea - diagnosticada através de exames radiológicos;
  • Retração gengival e exposição radicular;
  • Não existe relação direta com a idade do paciente;
  • Ausência de dor.