Cuidar dos dentes do bebê se faz necessário, e ir ao dentista deve ser uma coisa normal na vida da criança como ir ao pediatra, para que através do programa de prevenção com acompanhamento periódico, a criança tenha seus dentes hígidos, higienizados da forma correta, estabelecendo o uso do fio dental na primeira infância.
A criança pequena está acostumada que somente seus pais manipulem a sua boca e escovem seus dentinhos, sendo assim, na consulta odontopediátrica, muitos podem chorar e considerar uma invasão o dentista examinar, porém esse choro é perfeitamente normal e esperado, não se tratando de desconforto. Leva um tempo para se estabelecer o vínculo profissional paciente e angariar a confiança do bebê, sendo de suma importância o condicionamento infantil nesta faixa etária, para que a criança se familiarize com os procedimentos odontológicos de rotina.
O paciente realmente não entenderá o motivo da consulta e sua colaboração é limitada, por isso são consultas com procedimentos curtos de no máximo 30 minutos. A cárie de mamadeira, ou de aleitamento no seio materno é comum nos bebês devido a mãe não higienizar após as mamadas noturnas, ocasionando cáries agressivas de destruição rápida, onde a responsável deve procurar atendimento imediato, pois pode ocasionar necessidade de tratamento endodôntico em muitos dos casos.
O acompanhamento e a prevenção são a escolha mais inteligente para uma experiência positiva na vida da criança e para criação de hábitos saudáveis desde cedo.