Tratamento de Canal em Dentes de Leite (Endodontia)

O diagnóstico se inicia com a radiografia e se confirma com a parte clínica na remoção total de cárie, que quando compromete os tecidos pulpares pode modificar o Plano de Tratamento, que inicialmente era conservador para uma conduta endodôntica invasiva na região pulpar, sendo a última chance de fazer com que o dente de leite permaneça na boca da criança de maneira assintomática, com a região periapical descontaminada, cumprindo sua função mastigatória e guardando espaço para a erupção posterior do dente permanente.

O tratamento endodôntico é necessário quando a cárie atinge em profundidade o dente, contaminando a polpa e as bactérias são disseminadas pela raiz e pelos vasos sanguíneos na região do periodonto, próximo ao dente permanente. A contaminação pulpar causa dor e inchaço do rosto, podendo formar um abcesso. Em alguns casos, o paciente pode não apresentar dor, porém pode estar com lesão no ápice da raiz ou no teto da cavidade pulpar com comprometimento pela cárie, sendo apenas questão de tempo para começar a doer. Quando o paciente já apresenta sintomatologia dolorosa, dificulta o condicionamento infantil da criança e a anestesia pode pegar de forma parcial, muitas vezes sendo necessário medicar a criança antes de realizar a terapia endodôntica.

É de fundamental importância a terapêutica medicamentosa ministrada pelos pais, que ajudará o organismo a combater a infecção e inflamação local. No tratamento de canal, é necessário o acompanhamento radiográfico trimestral, uma vez que o material é reabsorvível pela raiz. A resposta do organismo de cada criança é de um jeito, dependendo do prognóstico do caso, é necessário retratamento.

Os pais devem ficar atentos, pois os dentes tratados endodonticamente podem sofrer recidiva de cáries quando não é realizada a higiene adequada na região entre os dentes com o fio dental, tendo assim uma nova contaminação da polpa ou queda da restauração, piorando cada vez mais o prognóstico do caso e levando assim a sucessivos retratamentos, na tentativa de manter este elemento dental com saúde até a erupção do permanente.

Rua Monteiro de Melo, 448 (entre a Rua Clélia e Coriolano)

Lapa - São Paulo

Telefones

Horário de Funcionamento

Segunda à Sábado, das 9h às 12h30, e das 13h30 as 18h

Entre em contato conosco via Whatsapp para agendar uma consulta.

Entre em contato via Whatsapp
Close and go back to page