Ciúmes de irmãos
As crianças sempre sentem ciúmes dos irmãos, isto é normal e pode acontecer por vários motivos, principalmente pela atenção exclusiva dos pais. Embora todos os filhos sejam amados, podemos perceber diferenças entre o tratamento dos pais por sentirem ligação mais próxima com um e manifestação de afeto diferente para outro. Não é a mesma coisa ser o primeiro, o do meio e o caçula. Cada um tem sua marca pessoal e se mostra com características diferentes dentro da mesma família por apresentarem amadurecimento diferente, segurança econômica e experiências de vida diferentes.
Se o primeiro filho foi criado com carinho, mas também com firmeza, e se a chegada do irmãozinho foi bem trabalhada, nõ há o que se preocupar, pois quando houver ciúmes será com menos intensidade e será mais fácil de lidar com a situação já vista antes.
A gravidez deve ser comunicada desde o início para facilitar a participação durante toda a gestação. Não cabe ao primeiro filho a decisão de aumentar a família nem deve ser perguntado ser quer menino ou menina, esses assuntos são de adulto e a escolha da criança não faz a menor diferença e não depende dos pais nem de ninguém.
Pode se amenizar este problema da chegada do bebê com muito apoio, atenção e carinho para que não se sinta rejeitado quando chegar o bebê e com isso seu ciúme aumentar. A inevitável rivalidade representa uma experiência social necessária, que engloba a capacidade de compartilhar. A rivalidade familiar normal desenvolve força e recursos interiores.