A crise dos 2 anos de idade
A crise dos dois anos de idade é uma mudança comportamental da criança que ocorre entre um ano e meio e três anos de idade, manifestando o desejo de contrariar os pais, testar limites e usar tudo o que aprendeu até agora contra os próprios pais.
Este momento da criança está ligado ao desenvolvimento do cérebro normal da criança vinculado com a organização do pensamento, participando de decisões do seu modo, impondo sua vontade e pontos de vista acerca de descobrir o mundo rapidamente. Quando não prontamente atendido, por ainda não saber ceder demonstra acessos de raiva, irritabilidade, se jogam no chão e fazem birras inacreditáveis. Pensam ser o centro das atenções e ainda estão aprendendo a conviver em grupo, e mostrando dificuldade de convivência com parentes e situações novas, pois ainda estão treinando opiniões, desejos e comportamentos diferentes.
Está indicado colocar em uma escolinha para a criança ser controlada com paciência por profissionais que sabem como lidar com determinadas situações.