Skip to main content

R. Monteiro de Melo, 448 - Lapa - São Paulo

(11) 3499-0981 | (11) 99495-9227 / (11) 99495-3930

Ingurgitamento mamário


 

 

Quando os seios se apresentam muito doloridos e duros com seu tamanho aumentado durante o período de aleitamento. O Ingurgitamento causado pela chegada do leite pode causar empedramento e muito desconforto para a mãe, mas não impedem a amamentação e logo voltam ao normal quando os mamilos desinflamam e se enrijecem devido ao sugar frequente.

Amamentando ou não os seios ficarão cheios de leite por volta do terceiro ou quarto dia depois do parto. O excesso de leite que não é aproveitado pode formar nódulos endurecidos que podem ocasionar o desmame precoce como a principal consequência.

 Uso de sutiã de amamentação com abertura frontal,  bem ajustado é importante até que os seios retornem ao normal.

Evite banhos quentes, prefira morno e faça compressas frias para não estimular mais a produção do leite, que está causando esse problema. Remova o leite que sobrou ou amamente com mais frequência e faça massagens no seio de forma circular para aliviar a dor e permitir que as glândulas mamárias não se obstruam.

 

Estamos a disposição para auxiliar as gestantes quanto a eventuais dificuldades na amamentação ou por motivo de sucção, freio lingual curto, anomalia anatômica do lábio do bebê. As orientações se estendem a diversos assuntos que são dificuldades normais de toda mulher, tais como: bebê sonolento, tempo de amamentação, excesso de leite, dentição, uso da chupeta, volta ao trabalho, etc.