Fase Edipiana
A fase edipiana é uma fase normal do desenvolvimento, na qual as crianças podem competir com o pai ou com a mãe pela atenção do genitor do sexo oposto. Esta competição normalmente causa ansiedade por ambas as partes. Na fantasia das crianças elas querem se tornar parceiras dos próprios pais, é importante direcionar neste momento limites com muito carinho e firmeza para esclarecer e traduzir os sentimentos confusos da criança mostrando a diferença entre pai, marido, mãe, mulher, filho e filha.
Neste momento as crianças também percebem a diferença física entre os sexos através de informações simples e verdadeiras, entendendo a razão pela qual as meninas têm bebês, e sobre os órgãos genitais serem para dentro ou para fora. Não há maldade nisto, principalmente quando eles começam a brincar com isso, não devem ser reprimida os para que não fique a ideia que uma parte do seu corpo é suja e não pode ser tocada.
Se os pais agirem com bom senso e usarem uma linguagem objetiva e sincera, as crianças conseguirão elaborar melhor a situação triangular entre pai, mãe e filho, alcançando o equilíbrio entre preferencia e exclusão, tornando mais harmônicos o crescimento e amadurecimento.