recompensas
Mas não é preciso ficar pensando que para recompensar os comportamentos adequados de seu filho, você sempre terá que dar algo material para ele. Há vários tipos de recompensa, como você pode ver a seguir:
• Atividades: qualquer atividade que a criança goste: assistir TV, soltar pipa, brincar na rua com os colegas, brincar na casa de algum coleguinha, entre outros exemplos.
• Materiais: qualquer item/objeto que a criança possa gostar: balas, dinheiro, brinquedos, roupas, calçados, CDs, jogos, doces etc.
• Vales ou fichas-vale: alguma coisa simbólica que represente algo mais importante para depois ser trocado. Ex: dar um cartãozinho escrito: “vale passeio no fim de semana”; “vale um abraço”, entre outros.
• Sociais: essas recompensas são fantásticas, além de serem “grátis”, só fazem bem à saúde! Exemplos: carinho, beijos, abraços, elogios, um belo sorriso, entre outros.
• Intrínsecas: é sentir-se bem (auto recompensado) por fazer o que é certo, sentir-se orgulhoso por ter feito algo bom. Este é o objetivo final de todas as recompensas: as crianças sentirem prazer na própria tarefa desempenhada, por terem se comportado de forma adequada e independente.
Cada criança é única e é preciso descobrir o que funciona como recompensa para cada criança, pois o que funciona com uma, não necessariamente funciona com a outra. Observe, portanto, as coisas que seu filho realmente aprecia, gosta ou prefere
Até que a criança aprenda o comportamento adequado, é necessário que você o valorize toda vez que ele ocorrer. Uma vez que o comportamento é aprendido, você pode recompensá-lo de vez em quando a fim de que se mantenha ao longo da vida de seu filho