Skip to main content

R. Monteiro de Melo, 448 - Lapa - São Paulo

(11) 3499-0981 | (11) 99495-9227 / (11) 99495-3930

Importância dos Selantes


 

Na dentição mista, a criança possui dentes de leite e já alguns permanentes que erupcionarem na frente (incisivos) e no fundo, o primeiro molar permanente possui na região oclusal uma superfície com fissuras e fóssulas que retém o alimento e juntamente com a contaminação dos dentes por cárie, podem ser os próximos a terem nesta região uma proliferação bacteriana, iniciando uma desmineralização do esmalte do molar e início da cárie.

Os selantes fazem parte da prevenção em odontopediatria e auxiliam a manter integra as regiões dos molares permanentes, que normalmente, no meio bucal de crianças que comem muitos doces fora de hora e não realizam a escovação após ingestão de alimentos.

Os selantes ajudam na escovação mais efetiva, por alcançar por completo a superfície oclusal, que é preenchida com um material resinoso deixando mais raso o dente, facilitando a remoção de resíduos alimentares até mesmo pela própria criança, que ainda necessita de conferência da escovação em muito dos casos, por estarem em uma fase melhoria da coordenação motora.

 

Os selantes são de caráter opcional, mas fundamentais para evitarem surpresas cariogênicas futuras. Quando os pais optam por não fazer, principalmente após o tratamento da cárie, devem estar cientes , que os principais dentes da dentição permanente estarão vulneráveis aos próximos ataques nesta região de molares, justamente devido a anatomia da oclusal e a não mudança de hábitos proposta para a família. O odontopediatra orienta durante a primeira consulta e durante todo o tratamento sobre o retorno periódico para controle, principalmente nos pacientes que não realizaram os selantes.