
Anodontia
Muitos pacientes perguntam sobre a necessidade do raio x para uma extração de dentes de leite, mas a segurança do tratamento inicia-se em saber se existe o germe do dente permanente ou se há anodontia, que significa que o dente de leite não terá um sucessor e deverá permanecer na cavidade bucal na idade adulta evitando assim uma possível extração precoce do dente que substituirá o permanente que sofreu anodontia sendo restabelecido apenas com implante após os 18 anos quando termina o desenvolvimento facial da criança.
Em alguns casos pode acontecer na dentição decídua também caracterizando uma anomalia de número, uma falta de um dente que pode estar relacionado ou não com a falta do permanente também. É muito comum que isso ocorra em pessoas da mesma família por se tratar de uma má formação genética de ordem autossômica ou heterossômica podendo ser de um lado ou dos dois e acontece bastante com os dentes: terceiro molares, segundo pré molar, incisivos laterais superiores e incisivos centrais inferiores.
Como perceber a anodontia? Devem-se analisar os dois lados da arcada dental por comparação e qualquer diferença de simetria procurar auxílio para elucidação de suas dúvidas com um odontopediatra, que solicitará uma documentação radiográfica panorâmica para verificar se houve formação do botão dentinário do dente permanente.
Um dente só pode ser considerado não formado quando não for identificado na arcada ou no exame radiográfico e quando verificada a história clínica do paciente, para avaliar possível extração precoce deste elemento.