Posições para amamentação

Posições Para Amamentação

Pode acontecer dificuldade no período inicial da amamentação, porisso esse aprendizado diário pode ser melhor elucidado com essas dicas para que as mães possam escolher qual melhor posição para amamentação.

Posição sentada é a tradicional, usando uma cadeira com apoio dos braços e colocar travesseiro nas costas do bebê para mais conforto. A mãe segura o filho deitado de lado segurando com uma mão e a outra sustenta a mama e oferece o seio.

Posição semi sentada muito indicada para quem fez parto cesariana, pois o corpo da criança não comprime a região operada. O corpo do bebê é encaixado no corpo da mãe barriga contra barriga. Pode-se usar o travesseiro para elevar o tronco em 30 graus.

Posição de cavalinho indicada para mulheres com seios grandes ou doloridos. A mãe senta com as pernas cruzadas e coloca o filho sobre sua coxa e apoia a cabeça e o pescoço com a mão.

Posição invertida utilizada quando o bebê é pequeno ou quando os seios são grandes também. A mãe senta afastada do encosto da cadeira e apoiando as costas, apoia o nenê embaixo dos braços deixando os seus pés apontado para as costas.

Depois de escolher a posição, o procedimento de segurar o seio com uma das mãos, distribuindo os dedos ao redor da auréola facilita para o bebê respirar com mais facilidade. Tocar o mamilo no lábio inferior da criança, estimula a pega, abocanhando a maior parte da auréola com o lábio inferior virado para fora, seus músculos da face se movem ao movimento de ordenha caracterizando a pega correta. É importante deixar esvaziar uma mama para oferecer a outra, em geral dura de 15 a 20 minutos liberando o leite posterior com seis vezes mais gordura.

Para interromper a mamada deve-se introduzir o dedo mínimo no canto inferior da boca da criança para não machucar o mamilo e retirar do seio suavemente.

Colocar para arrotar sempre sem chacoalhar a criança, deixando de pé com o rosto apoiado no ombro e proteger com uma fralda. A mamada seguinte deve começar pela última mama oferecida ou a que estiver mais cheia.

Com o tempo o bebê vai estabelecer um intervalo regular entre as mamadas. O bebê deve ficar inclinado quando estiver mamando, para evitar o risco de otite aguda, que pode ocorrer se ele estiver deitado.

Vencidas as primeiras dificuldades, o aleitamento proporciona muito prazer para a mãe , sendo um ato de amor e um momento de carinho que gera um vínculo muito forte da mãe com o filho.