
Aprendizagem Infantil
Aprender faz parte do ser humano por ser dotado de uma inteligência e capacidade de assimilar coisas novas. A aprendizagem se inicia a partir no nascimento e através dela o individuo desenvolve seu comportamento, suas ações e decisões que contribuem para toda sua existência no meio social.
O ser humano desenvolve seu aprendizado simultaneamente aos seus níveis emocionais, físicos, de pensamento e da linguagem. Para que a aprendizagem se efetive, os fatores próprios do individuo tais como maturidade neurológica e fatores ambientais devem ser constantes nas relações que se estabelecem entre o espaço físico e de pessoas com as quais convive.
A criança em seu contexto, demonstra muitas variações nas etapas do desenvolvimento onde o ritmo descontinuo, marcado por rupturas, retrocessos e reviravoltas. Nesse sentido, a passagem dos estágios do desenvolvimento não se dá linearmente, por ampliação, mas por reformulação, instalando-se no momento da passagem de uma etapa para outra, crises que afetam a conduta da criança, provocando em cada etapa mudanças nas anteriores.
Na escola a criança também está em constante construção de seu conhecimento. Na resolução de problemas que lhe são apresentados, quando ela indica uma solução é importante fazê-la procurar outras resoluções que possam ser utilizadas, buscando o conhecimento como forma de pesquisa, importante na construção do aprender, e sua permanência no consciente.
A criança não é um pequeno adulto; sua inteligência é construída gradativamente, estruturando e equilibrando seu esquema mental que compreende aspectos motores, intelectuais, uma parte do afetivo e também as dimensões, individual e social, sendo estas estruturas variáveis.